A vida em Amesterdao



Nao o retalho da vida de um medico, mas o retalho da vida de uma portuguesa na terra dos diques, bicicletas, tulipas, moinhos, queijo... e sim, das drogas e do Red Light District tambem.


quinta-feira, 27 de maio de 2010

Nao pensei...

Que ainda conseguisse estar sentada atras de um pc, dia apos dia, mais de 10 horas por dia, para escrever uma tese. Tirei ferias. Tinha de ser. Estou em estado de necessidade.

C'est la vie...

quinta-feira, 20 de maio de 2010

E desde que regressei...

Como, bebo, durmo e respiro TESE.
Mas o molhinho de folhas de papel que há-de ter de ser entregue já nao está em branco.

@ Munique: o capítulo final

O regresso a casa no Domingo! E que regresso foi...

Partímos ainda faltavam uns minutinhos para o meio-dia e o GPS previa chegada a Amesterdao as 19.45h. Perfeito, dava para jantar e descansar no sofá antes do regresso ao trabalho. Pois... Chegámos, de facto, a uma da manha!!

Entre um acidente na auto-estrada que causou uma fila infernal (2 horas para fazer 8 kms), filas e transito lento causado por milhares de Ecuménicos em carros, autocarros, autocaravanas que regressavam a casa e entupiram as autoestradas todas, tudo nos aconteceu!

Parar para meter gasolina? Pois, é para esquecer! Comer? Filas de gente a acotovelarem-se e a tentar passar a frente (almocámos já passava das 18h que foi quando os ecuménicos pararam de comer). Ir ao wc?! Impossível (estive mais de 20 mns numa fila...). Enfim, uma viagem para esquecer. Valeu a boa-disposicao intercalada com episódios que podiam ter sido tirados do "Mulheres a beira de um ataque de nervos" para nos aguentar.

@ Munique: dia 2

Como o meia-laranja e eu íamos estar por nossa conta nesse dia, dado que a nossa companhia também tinha planos alternativos, fomos directos ao Viktualienmarkt ver um mercado tradicional aberto e comer mais umas salsichas com mostarda no pao...

Decidimos explorar um pouco mais fora do centro, seguindo algumas dicas que a Ana, amiga da Andorinha, nos tinha dado na véspera. E pronto, o resto é história... fartámo-nos de andar a pé o dia todo, parámos no biergarten dos Jardins Ingleses onde vazámos litros (juntando o que os 2 bebemos) de cerveja com pretzel (nham, nham), andámos mais umas horas, encontrámos finalmente uma esplanada aquecida (o meu lado ecologista fica doente com tal desperdício mas o meu corpito gelado adorou) e depois fomos jantar com a malta toda num restaurante Afegao absolutamente divinal!



O google maps ficou todo maluco por duas vezes quando fiz o planning do percurso, deu-lhe um piripaque, bloqueu e depois disse nao que nao era possível planear tal roteiro a pé... go figure... só como passeio de carro era possível!! E nao, nao andámos assim tanto...

De modos que foi mais ou menos isto, com mais umas paragens e pequenos desvios que o google nao quis aceitar e com o percurso a pé (faz-se uns valentes corta-caminhos, principalmente nos jardins) aqui nao identificados...



All and all, apesar do mau tempo, do frio e da falta de luz, apesar do Ecuménicos e apesar do cansaco, adorei Munique! Imagino voltar em dias soalheiros... ai os biergartens ao solinho.... (e eu nao gosto de cerveja, só bebo weißbier)!

É uma cidade Monumental, cheia de edifícios que justificam parar e apreciar, jardins e parques, avenidas largas e vida.

Fotos nao há, o blackberry nem com boa-vontade conseguia fotografar o que quer que fosse com a luz manhosa que tínhamos. Terao de ir espreitar o blog da Andorinha que lá conseguiu tirar umas quantas com a sua máquina.

@ Munique: dia 1

Comecámos por explorar o centro histórico mas como o tempo estava mesmo choco, apanhámos um autocarro de "sightseeing" para termos melhor nocao da dimensao da cidade e pontos a explorar. O tour... enfim... nao aconselho. O som que vinha dos phones era péssimo e o sotaque Alemao/Austríaco do narrador era fortíssimo pelo que nao consegui perceber metade.

Entretanto o tempo melhorou (continuou frio e escuro, o que se manteve até ao fim da viagem, mas nao choveu) e por isso decidimos continuar a pé.

E caramba... nao se conseguia andar na rua!! Para além do feriado que atraiu milheres de turistas como nós, estava a decorrer um Encontro Ecuménico!! Para além de palcos montados em frente a tudo quanto era monumento e marco histórico, nao deixando ver nada, a música num misto de "Kelly Family", "Quim Barreiros" e "Música no Coracao" perseguiu-nos por todo o lado.

Mas mesmo assim passeámos pelos pontos de interesse principais, comemos strudel e salsichas aos montes, bebemos cerveja, fomos a Hofbrauhaus e andámos sempre com boa companhia.

quarta-feira, 19 de maio de 2010

Intro @ Munique

Parti de Washington as 20h e cheguei a Amesterdao na manha seguinte (5a feira). A minha espera no aeroporto estavam os meus companheiros de viagem para o destino seguinte: Munique.

Depois de 8 horas no carro chegámos e somos recebidos por um tempo maravilhoso: frio, chuva e vento! Ideal para passear... por isso seguimos directamente para uma jantarada e copos! No final da noite estava tao cansada e trocada com jet lag (só tinha dormido no aviao 2 horas) que só dizia disparates e me trocava toda...

Definitivamente, já nao tenho 20 anos... a pedalada de antigamente já era...

Agora me apercebo que esta vida em Amesterdao cada vez tem menos de vida em Amesterdao e mais de vida pelo mundo fora...

@ Washington: consideracoes finais

A cidade:
Gostei muito, muito mesmo. Mais do que NY (eu sei que vou ser espancada por isso, mas que querem?!).

É uma cidade com prédios baixos (por lei os prédios nao podem ser mais altos do que o Capitólio) e bem preservados. Avenidas largas, por onde apetece passear a pé, com jardins e espacos verdes por todo o lado. Cafés e esplanadas sempre a espreita (menos no Mall).

O ambiente é acolhedor, senti-me sempre segura a passear, mesmo a noite.

As pessoas:
Simpatiquíssimas, claro. O atendimento ao cliente é impecável (muito podiam os Holandeses aprender - os portugueses também, atencao) e nunca há ninguém de trombas atrás de um balcao de um café ou loja. Dei por mim a pensar que devem andar todos a tomar Prozac, só pode!

Achei-os muito menos gordos do que estava a espera. Na verdade, contam-se pelos dedos das maos os verdadeiros obesos com que me cruzei. Fartei-me de ver malta com ar altamente atlético, essa é que é a verdade.

A percepcao que os Americanos se vestem todos mal é mentira. Pelo menos em Washington. Por todo o lado as pessoas estavam bem arranjadas, com pinta e estilo. Nem sempre era de acordo com o meu sentido estético, mas reconheco que havia ali umas combinacoes bem interessantes.

O custo de vida:

Quanto custa uma casa? Quanto pagam de electricidade? Qual o preco de um quilo de carne? Nao faco ideia.... do que experimentei, achei baratíssimo em comparacao com a Holanda. Jantares bem faustosos por menos de 30 dólares, almocos por menos de 10 dólares sem grande dificuldade. Os museus gratuitos e um bilhete de metro diário custa 8 dólares.

Embora tenha palmilhado muito km para tentar espremer ao máximo o tempo disponível, só tive dia e meio livre para explorar, pelo que estas opinioes valem o que valem.

@ Virginia: Arlington Cemetery

Tanto andei no domingo que passei as fronteiras do Estado e fui a Virginia... do outro lado da margem do rio Potomac já nao se está em Washington DC, mas na Virgínia. E havia duas paragens obrigatórias. Esta foi a primeira, no Cemitério de Arlington.

Impressionante. Poderia ter lá passado um dia inteiro a andar que nao conseguiria dar a volta ao cemitério. Poe uma perspectiva bem diferente nos "números". Ver tantas placas alinhadas nao me deixou indiferente. Vi turistas como eu, vi famílias a visitar familiares, presumo, vi pessoas simplesmente sentadas a beira de árvores a olhar os campos. Saí de lá verdadeiramente triste.





@ Virginia: Pentagon

A segunda paragem e último ponto de visita do meu dia foi no Pentágono. Nao se consegue chegar perto... está tudo vedado e murado.

Nao parece, mas esta é uma das esquinas do edifício...
E a placa do Memorial em lembranca dos mortos no 11 de Setembro.

O Pentágono ainda visto de Washington...

@ Washington: mixed places

Korea Memorial

Smithsonian


self-explanatory


Bank of America


O Treasury Department
O Old Post Office Building


Mais um dos vários museus que eu nao visitei

@ Washington: os Monumentos

A maioria dos Monumentos estao no Mall, uma área relativamente pequena. Para quem só tem umas horas disponíveis em Washington e quer ver as landmarks, é a zona mais importante.

Grandiosos, imponentes.


Tres perspectivas diferentes do Washington Monument

O Lincoln Memorial




Jefferson Memorial



The US Capitol

terça-feira, 18 de maio de 2010

@ Washington: os Museus

O tempo nao abundou, mas tinham-me dito que este era imperdível... a National Gallery of Art
E tinham razao. Dois edificios inteirinhos para explorar, onde se podia tirar fotos a vontade e com flash, com cafes bem simpaticos para fazer pausas, uma loja de souvenirs de babar e muito espaco para circular. Amplo e arejado.
E como se tudo isto nao bastasse, tinha ainda um jardim chamado de "Jardim das Esculturas", com um cafe e esplanada em ferro forjado, lindo...
E a borla, borlix, gratis, nao pagantes...
a passagem subterranea entre os dois edificios


O jardim das esculturas





Fotos do interior.

segunda-feira, 17 de maio de 2010

@ Washington: White House



Conseguir chegar lá é uma aventura. Há tanto cordao policial, ruas cortadas e seguranca em redor da casa branca mais famosa do mundo que nao é tarefa simples conseguir um angulo decente para tirar foto. E só consegue ve-la de uma única perspectiva. Todos os outros acessos estao completamente vedados.
Nao vi o Obama, nao vi a Primeira Dama, nao vi o Primeiro cao... vi muitos Marshals, policias, FBI's e outras fardas que nao me atrevi a perguntar o que eram sob pena de ser levada para um canto qualquer e nunca mais ser encontrada...

@ Washington: National Cathedral









A National Cathedral, oficialmente chamada Cathedral Church of Saint Peter and Saint Paul é a 6a maior catedral do mundo e a 2a maior nos EUA. Mas nao foi essa a razao porque lá fui. Na verdade, tinha lido que esta Catedral tinha a particularidade de ter uma gárgula com a forma da cabeca do Darth Vader! Tinha de lá ir! Era demasiado bom para perder...

Infelizmente, a gargula do Darth Vader estava demasiado alta para se conseguir ver a olho nu e eu so tinha comigo o blackberry por isso zoom decente era para esquecer... mas valeu bem a pena!

Acho que o Darth Vader é um grande golpe publicitário. Mas a Catedral vale a visita.