A vida em Amesterdao



Nao o retalho da vida de um medico, mas o retalho da vida de uma portuguesa na terra dos diques, bicicletas, tulipas, moinhos, queijo... e sim, das drogas e do Red Light District tambem.


quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

Os canos (I)

Há uns dias, ao lavar umas coisitas, reparei que a água nao estava a escorrer devidamente no lava-loicas. Como nao tinha aqueles desentupidores (nao sei como se chamam), deixei ficar e decidi comprar um no dia seguinte.

Bem dito, melhor feito. A caminho de casa, depois do trbalho, passei numa drogaria e comprei nao só o tal desentupidor, mas também um líquido para verter nos canos e ajudar a desentupir. Estou eu com a mao na massa e de repente, alegria das alegrias, a agua comeca a ir para baixo! Espectacular, pensei eu, rápido e eficaz.

Entretanto, comeco a ouvir um barulho de agua a escorrer... claro que nao podia ser tao simples! Estava a sair a água toda pelo cano da maquina de lavar loica... directamente para cima de uma ficha eléctrica e do chao de madeira. 1o passo: desligar o quadro: 2o passo, arranjar algo para apanhar a água toda do chao: 3o passo (dizer muitas asneiras) e pensar como resolver o problema. Nisto chega o meia-laranja. Abre a porta, olha para mim de cócoras no chao com o tubo de descarga da maquina da loica numa mao e com uma toalha na outra, suspira e diz: bem, deixa-me só mudar de roupa....

Perante as circunstancias, achamos que o melhor seria usar o produto quimico para desentupir antes de voltarmos ao processo manual. Dado que é extremamente corrosivo, nas instrucoes dizem para se retirar a grelha de metal do lava-loicas antes de de despejar. Foi o que nós fizemos.

Claro que nao correu bem! Ao soltar a grelha, criámos uma folga entre o lava loicas e o tubo. Resultado: água e desentupidor corrosivo a irem para o interior do armário. Por esta altura, já comecávamos a bufar... voltámos a por a grelha, limpámos o armário e lá conseguimos despejar o conteúdo. Fez um barulho de gorgolejar, saiu fumo e a água recomecou a escorrer. Bencao e felicidade, pensámos que estava resolvido.

Os canos (II)

Depois de estarmos de secador apontado a ficha electrica durante 10 mns, o quadro eléctrico deixou de disparar e voltamos a por tudo no lugar.

24 depois, pusemos a máquina de lavar loica a lavar. Quando terminou o programa, o meia-laranja apercebeu-se que o tapete que está no chao junto a máquina estava molhado! Soaram os alarmes, voltámos ao filme de terror... decidi ir a drogaria e nao só comprar mais produto, como também uma guia em arame para desentupir canos. Desta vez havia de resultar. Juntamente com o meia-laranja preparámos tudo, baldes e bacias para apanhar água em caso de emergencia, panos e recomecámos o processo. Líquido pelo lava-loicas e depois atacámos o cano com a guia. O resultado foi só frustracao. A guia que tinha custado quase 50 euros era demasiado dura e nao fazia as curvaturas da canalizacao. Tentámos várias vezes e nada.

Dado que nao chegávamos mais longe, decidimos despejar também liquido pelo cano da máquina de lavar loica, por esse estar mais perto da canalizacao comum do prédio. Devo dizer que no momento da compra do tal produto, perguntei se a sua aplicacao podia ser repetida várias vezes ou se poderia danificar os canos. A resposta foi automática. Nao se preocupe, que nao lhe estraga os canos! Exacto...

Dez segundos depois de termos despejado, o tubo comeca a ficar todo retorcido e a tampa do cifao simplesmente cai. No chao de madeira. Com produto corrosivo lá dentro. O meia-laranja a tentar segurar o cano no sitio, eu a dar-lhe água para despejar e limpar o cano do produto, a água a cair para cima dele e da roupa porque o cifao estava sem tampa.... no comments.

Já desesperados, ligámos a um canalizador (que era o dono da drogaria que nos vendeu o produto e que disse nao fazia mal usar muitas vezes, ao mesmo tempo que me deu um cartao dele caso precisasse. Devia ter desconfiado...).

Apareceu lá em casa passado 2 minutos e disse que voltava a noite com uma maquina própria. Disse que o cano estava óptimo (o meia-laranja conseguiu que ele voltasse a "solidificar" direito) e que a tampa do cifao também. Era só mesmo desentupir.

As 18h lá apareceu com a máquina. Sem mais nada. Entrou em nossa casa, sentou-se no chao da cozinha (que relembro, é de madeira nao envernizada), e enfiou a guia pelo tubo. Nao nos pediu nada, nao nos sugeriu nada, nao nada, basicamente!!!

Conforme liga a máquina, o meu coracao parou. Comeca a esgichar por todo o lado um liquido preto! Para dentro do armário, para cima dele e para o chao!! E nós sem saber se aquilo era basicamente porcaria do cano se óleo da máquina. E ele nem ai nem ui, siga para bingo. Esteve nisto 20 minutos talvez. E nós sem conseguir articular palavra. Nao veio nada de especial agarrado a guia, de modo que nao ficámos convencidos quanto ao desentupimento do que quer que seja. Quando terminou, recolheu o material, usou o nosso pano de limpar as bancadas, usou o nosso esfregao da loica, usou o nosso detergente (tudo para se limpar a ele), disse que o resto da limpeza ficava por nossa conta, pegou no dinheiro e pisgou-se. Assim.

Claro que eu corri para a varanda, peguei na esfregona e lancei-me ao chao como se nao houvesse amanha. Felizmente, saiu tudo. Tal como do armario.

Limpamos tudo, arrumamos tudo. E suspiramos... o servico ao cliente neste pais e o atendimento em geral, deixam tanto a desejar que já nem nos causa estranheza este comportamento.

Resultado final:
  • uma catrefada de panos para o lixo porque ou estavam imundos ou corroídos pelo líquido de desentupimento;
  • 50 euros na guia que nao serviu para nada;
  • 30 euros no líquido do demo;
  • 125 para o canalizador;
  • uma sweat shirt que ficou estragada pelo químico;
  • umas calcas de ganga que subitamente se estao a desfazer nos joelhos (presumimos que o liquido tenha salpicado...).

E a incerteza que a saga tenha terminado... ainda nao voltámos a por a máquina da loica a trabalhar. Cenários possíveis:

Está tudo ok, a maquina despeja e nao há stress (I wish)
O cifao ficou corroído pelo líquido e assim que a água comecar a fazer pressao, cai e inunda (pela 3a vez) o nosso chao (provável)
O desentupimento nao serviu de nada e a água continua a sair pelo cano (ainda mais provável)

A máquina está cheia. Hoje quando chegar vou po-la a trabalhar.

M-E-D-O!!!

quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

Eu e os canos

Tenho muito para contar. Nao vou ter tempo hoje, mas aviso já que vem aí saga...

sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

Planos de fim-de-semana

E porque o fim-de-semana promete muito disto:


(autor desconhecido)

Nao há planos.

Filmes

Porque a energia nao tem abundado, uma boa maneira de descansar é ver filmes.

Estes foram (d)os ultimos:

Vale a pena ver, embora nao seja uma obra de arte. Eu tinha mudado de casa.

Ao estilo dos ultimos do Woody Allen. Prefiro os filmes pre Match Point, mas nao deixa de ser um bom filme. Banda sonora excelente, fim convincente.


Eu gosto de filmes fantásticos, de mundos que nao existem, de realidades alternativas. Para quem nao aprecia, nem vale a pena tentar. Eu gostei. Nao tem um ritmo narrativo muito bem conseguido, mas um bom filme de domingo!

terça-feira, 20 de janeiro de 2009

Seven Pounds

Fui ver o filme e só posso dizer que chorei que nem uma Madalena...

A meio, e sem adivinhar o que ali vinha, já sentia um nó na garganta.

A ver, mas de preferencia num dia que se sintam particulamente bem-dispostos.
Após 7 dias de massacre intelectual, ainda respiro.

sexta-feira, 9 de janeiro de 2009

E o primeiro grande desafio de 2009


Starts tomorrow.

E hoje a noite

Finley Quaye no Paradiso





Estou desejosa.

segunda-feira, 5 de janeiro de 2009

Wageningen

Fomos lá há uns dias comer umas panquecas e ver o Reno. A ideia era outra, mas as horas a que eu e o meia-laranja chegámos nao deram para mais...

Os malucos que se atreveram a ir passear com temperaturas claramente negativas


(escolhi propositadamente a foto mais desfocada...)


Um rio gelado


O dia terminou com um jantar animado e derby de Trivial Pursuit (Edicao Genius - dizia a caixa. Genios com QI de menos de 100, digo eu...)

As fotos sao todas da maquina da J. (algumas dela, outras do A., os unicos que ainda tinham coragem, perante tanto frio, de tirar fotos).
E o espirito de Natal congelou. Regressamos, portanto, ao preto.
Regresso só para informar que nao há condicoes para escrever.

A previsao do tempo para esta noite é de -12 graus.

Para amanha durante o dia, estarao apenas -7 graus.

Ha lagos e rios gelados e gente a andar de patins em cima dos canais.

Nao há condicoes.