A vida em Amesterdao



Nao o retalho da vida de um medico, mas o retalho da vida de uma portuguesa na terra dos diques, bicicletas, tulipas, moinhos, queijo... e sim, das drogas e do Red Light District tambem.


quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

Fechado para balanco

Chegámos aquele momento.

Devia ser amanha, mas estou com vontade de terminar o ano sem procrastinar (nem agendar publicacao de posts) e por isso aqui está.

O Inventário de 2009 é claramente positivo:

É tambem o fechar do ciclo dos meus 3 anos em Amesterdao como expatriada (a partir de agora sou local - isto é, se me derem o contrato. Diz que sim, mas eu ainda nao vi nada). E a verdade é que fiz muito mais, aprendi muito mais , tive muito mais oportunidades e cresci muito mais do que pensaria possível.

Todas as razoes que me fizeram vir foram confirmadas e validadas.

Durante 2009, e com o acumular de responsabilidades profissionais com o regresso a vida de estudante, confirmei que o meia-laranja está de pedra e cal para me aturar e ouvir. É o meu parceiro e quem mais me apoia. É também quem me "carrega as baterias" e incentiva a continuar quando nao tenho energia ou estou desanimada. E me manda do nada, passados todos estes anos, sms's a dizer que sou linda e tem saudades minhas. E sofre quando me ausento em trabalho, mas me encoraja a ir, fazer sempre mais e melhor. Sou uma lamechas? Sou. Se calhar nao devia escrever estas coisas? Talvez... Sao verdade? Sao. Adiante...

Foi também o ano do nao ter tempo livre. Ponto final. E de andar sempre a correr e as semanas parecerem voar sem eu saber como as abrandar, pausar, saborear.... E abdiquei de muitos prazeres... Cinema?! Em casa, quando o cérebro já só pede pausa. Livros?! Alguns, mas muito menos do que gostaria. Desporto?! desde o Verao que nao sei o que é dar uma corrida na rua ou ir ao ginásio. E faz-me falta e é um objectivo para 2010. Ir ao mercado ao sábado ou sentar-me numa esplanada sem pressa a ver o mundo passar?! Nem me lembro.... Até o convívio com amigos e vida social se tem ressentido. Tenho uma prenda para entregar desde Agosto. A pessoa mora a 10 mns de minha casa. Vou ainda hoje remediar isso. Já disse que nao quero procrastinar.

Foi também o ano em que me voltei a confrontar com a mortalidade de todas as pessoas. Faleceu o meu avo, faleceu a avo do meia-laranja. Uma geracao que me viu crescer e que aos poucos desaparece. O pensamento que a próxima será aquela a que os meus pais pertecem aterra-me por completo.

Mas nem tudo foi mau. De todo. Consegui passear quase tanto como queria e em 2009 acrescentei ao meu mapa-mundo mais cidades e vilas Holandesas, Nova Iorque, Paris, Viena, Bratislava, Sardenha, Tokyo, Oslo, Bruxelas, Leuven, Gent, Antuerpia, Bruges. E mais uma meia dúzia de idas a Portugal.

Os estudos, que tanto tempo e energia me tem tirado (e nem consigo imaginar o que farei ao meu tempo a partir do Verao quando isto acabar), estao 2/3 feitos. Parece-me nem há um mes estava a estudar para o GMAT e já estou a pensar na tese.... que já tem tema e patrocinio no trabalho.

E para terminar o ano, a oferta do contrato local e mais um promocao. Mais desafios, mais responsabilidades. Mais aprendizagem e um trabalho mais estratégico e menos operacional. Mais stress. Menos tempo. Uma vida menos simples (a única coisa que nao me agrada). Mas ao ritmo que isto vai, o Verao está aí a porta nao tarda e uma nova fase comecará.

2010 esta alinhado para poder ser um ano em grande. Em desafios, projectos e ideias. Nao se desalinhem os planetas e haja energia para chegar a todo o lado...

7 comentários:

Mafalda disse...

adoro vir aqui ao teu cantinho e ler sobre as tuas aventuras em amesterdão! nem que seja para saber que está a nevar e as temperaturas batem os zero graus. Adoro, através do teu blogue, poder imaginar que ainda aí estou, quando apenas fui de passagem.
Espero que 2010 te traga ainda mais desafios e coisas boas. :)
E espero também que não abandones este teu canto. Nem que seja para dizeres que já é aí Primavera e que as árvores já têm folhas que pairam sobre os canais...
Um beijinho,
Mafalda*

Breaking disse...

:)



Feliz ano Tuxa!

Anónimo disse...

Costumo por aqui passar[tambem por outros blogs da nova geracao de portugueses por aqui radicados]e acho os seus posts fantasticos [os da Andorinha Desnorteada tambem].
Sou um entre muitos que ja tem uns anitos disto[no meu caso 18 anos] que por aqui construiu familia e que conta por aqui andar por muitos e longos anos.
para si e para os seus um BOM ANO de 2010 e que todos os seus projectos se concretizem.

JoanaM disse...

Procrastinar é uma palavra muito feia e difícil de dizer... não deixes para amanhã o que podes fazer hoje!
É engraçado como a escrita reflecte a personalidade, estou mesmo a imaginar dizeres o que escreveste. Andaste desaparecida sim sr, também eu, mas ficam os blogues para sabermos como vai a Vida em Amesterdão!
Bom ano para ti e para o meia-laranja, o meu casal modelo! :)

I. disse...

Eu prefiro falar em adiar. É mais suave, gentil, meiga... procrastinar grita comigo, e eu detesto que gritem comigo:D

Tens aí um belo rol de sucessos. E pelo que contas parece-me bem que é apenas um índice de um livro enoooorme que ainda agora começaste a escrever. Que não te falte a inspiração nem a tinta no aparo, menina.

Up, up and away. Para o infinito e mais além!
Beijoca tuga e um tchin tchin a 2010.

Isabel

JustAnother disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
JustAnother disse...

Mafalda,
Es sempre muito bem vinda, ainda que so tenhas disparates para ler!
Ja vi que ja actualizaste novamente o casulo (de vez em quando espreito)
Um excelente 2010 para os 3!

Breaking,
Para ti tambem!

Anonimo,
18 anos e imenso tempo... Sera que o meu futuro tambem passa por tao longa estadia?
A ver vamos. Por enquanto, ca estamos.
A andorinha e tal e qual como escreve, directa e sem papas na lingua. E uma querida.
Bjs e feliz 2010

Joana,
Lol! Casal modelo!? Este modelo nao funcionava bem com mais ninguem, a gente entende-se na loucura mutua, so isso!
E sim, eu sei que escrevo tal como falo. Nao engano ninguem!

Isabel,
Muito, muito obrigada. O teu 2009 tambem tem bastante para contar; nao necessariamente em quantidade, mas em qualidade. E a razao "partiu-me" toda...
Bjs para ti e para o yo mate.