A vida em Amesterdao



Nao o retalho da vida de um medico, mas o retalho da vida de uma portuguesa na terra dos diques, bicicletas, tulipas, moinhos, queijo... e sim, das drogas e do Red Light District tambem.


segunda-feira, 2 de novembro de 2009

Tokyo - as pessoas

Visitar uma cidade com 12 milhoes de habitantes implica forcosamente falar das pessoas que a habitam.

A cidade em si é uma loucura de gente, parecem formigas, todos super iguais, atarefados e a correr. Era incapaz de viver numa cidade assim, sem tempo nem espaco para mim.

As mulheres sao bonitas e vestem-se, na generalidadede, de forma muito elegante; um pouco antiquada, ou vintage, mas muito femininas. É pena que sejam curtas de pernas e nao terem rabo senao era um lavar de olhos. Os homens vestem-se todos de igual. Assustador. Fato preto ou cinzento, camisa branca e pasta preta. Nem sequer fatos castanhos se veem. Sao absolutamente monocromáticos. Parecem fotocópias.

E pelo que consegui descobrir por falar com locais (com uma amostra extremamente limitada e nada representativa), as horas de trabalho sao muitas. Muitas mesmo. Falei com 3 estagiárias da empresa equivalente a minha e elas trabalham das 8h as 22h como regra, tem 15 dias de férias por ano e partilham um apartamento de 10 m2. Porque as rendas sao caras. Nenhuma delas tinha ido a zona dos restaurantes/bares a que o grupo foi (em Ginza) porque era muito caro. Assustador. Vieram de todo o lado do país e reconhecem que nao conhecem quase nada de Tokyo. Estao a trabalhar lá há cerca de 6 meses.

Fora das áreas de escritórios, o contraste de indumentária nao podia ser maior. A quantidade de raparigas vestidas num mix de lolita e prostituta é chocante!!! De meias e ligas a mostra com mini saias, sapatos altos e lacinhos /fitas no cabelo... estranhíssimo!!! E sempre muitas rendas, bordados, rosas e beiges. Difícil de classificar... para além das que se vestem como figuras anime, confesso que dessas vi pouco, embora fosse preparada.

Os japoneses (homens) sao todos feios e sem piada nenhuma. Acreditem em mim, ou se vestem de fato (todos iguais) e pastinha, ou sao tao andróginos que quase parecem gaijas. E há muitos que acham que o máximo do estilo é vestirem-se num mix de gangsters e chulos. Deve ser para fazer pendant com as lolitas prostitutas... Mas lá é normal e fashion.

Deve ser as poucas coisas em que podem romper com a normalidade, o padrao, a rotina. Trabalham tantas horas que o tempo livre para hobbies, passear ou seja o que for é extremamente limitado. Vingam-se na roupa, no karaoke e no sake. Who can blame them?

Sem comentários: