A vida em Amesterdao



Nao o retalho da vida de um medico, mas o retalho da vida de uma portuguesa na terra dos diques, bicicletas, tulipas, moinhos, queijo... e sim, das drogas e do Red Light District tambem.


quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Cezanne - Picasso - Mondrian

Este sábado aproveitei que ia estar em Haia para um jantar para ir visitar o Gemeente Museum Den Haag, nomeadamente para ir ver a exposicao temporária de Cézanne, Picasso e Mondrian.
Alguns dos quadros que estavam expostos:

Picasso


Mondrian:


Cézanne:

Segundo a explicacao introdutória da exposicao, Cézanne é considerado o "pai da arte moderna" e Picasso e Mondrian seguiram o seu exemplo. Os três foram responsáveis por aquilo que é talvez o mais decisivo do desenvolvimento em toda a história da arte: o início da arte abstracta.
Também aprendi que nenhum outro artista do século XIX teve uma influência mais pesada e mais duradoura nos seus sucessores que Paul Cézanne.
Talvez. Aliás, se eles o dizem eu acredito, que me confesso uma total leiga no assunto.
Mas confesso que nao vejo. Deve ser problema meu, mas nao vejo o onde é que Cézanne influenciou tanto Picasso e Mondrian. Nao vejo isso nos quadros retratados. Nas cores, no traco, no tema, nao encontro as pontes de um para os outros.
Adoro Cézanne, Picasso tem quadros que me dizem muito e outros nem tanto e Mondrian tem meia-dúzia de que gosto (antes de ter embarcado no abstraccionismo total), mas se consigo estabelecer alguns paralelos entre Picasso e Mondrian, isso nao me acontece de todo com Cézanne.
A exposicao nao é enorme, quanto a mim está perfeita em termos de dimensao, mas a organizacao das salas é um pouco confusa. Acabei por ver uma sala no final que se referia a um período inicial... nao se tinha perdido nada por numerarem as salas para nao se perder a lógica.
All and all, pos-me a pensar e a contemplar, e gostei imenso.
Valeu bem a visita!

Sem comentários: