A vida em Amesterdao



Nao o retalho da vida de um medico, mas o retalho da vida de uma portuguesa na terra dos diques, bicicletas, tulipas, moinhos, queijo... e sim, das drogas e do Red Light District tambem.


sexta-feira, 30 de novembro de 2007

Mudanca de ares

Até a proxima 4a feira, estarei pelo Porto!!

Imagem roubada ao Meloes (sem autorizacao nem nada, xiii, que vergonha...)

Scones & Elfos (Parte II)

The Two Towers

Melhor dizendo, vimos a 1a parte da Parte II...

Ha um problema recorrente nestas coisas, que é o de se combinar ver um filme e antes de realmente o comecar a ver, conversa-se, petisca-se, conversa-se, bebe-se, janta-se, bebe-se, fuma-se (muito se fuma em eventos sociais), conversa-se, ve-se fotos... tudo e mais um par de botas em vez de ver o filme! O que invariavelmente significa começar, muito mais tarde do que o previsto, com o que deveria ser o programa principal da noite...

Mas enfim, a continuacao da saga teve lugar ontem, desta vez em minha casa (ja era mais do que altura). La deixamos o Frodo para tras e seguimos a Irmandade do Anel pela Terra Media. Mas durou pouco...

Depois de tanta farra antes do filme, o cansaço da semana e os excessos do jantar começou a abater os convivas um por um... primeiro a R. pos-se muito aninhada e adormeceu, a Princesa seguiu-se e quando o primeiro cd acabou, achamos que era boa ideia deixar o resto do filme para outro dia...

Onde e quando é a proxima sessão?

quarta-feira, 28 de novembro de 2007

Assustar as criancinhas

O Sinterklaas e festejado no dia 5 de Dezembro de cada ano e e a festa principal para as criancas, rivalizando com o Pai Natal.

A festa tem muita piada, o Sinterklaas vem de Espanha num barco a vapor com os ajudantes e tal... mas sinceramente, acho a figura do Zwarte Piet assustadora. Este o equivalente aos duendes do Pai Natal, so que em versao Medo!
As explicacoes variam (segundo algumas fontes, o Zwart Piet e suposto ser Mouro, mas as historias para as criancas contam que ele fica preto ao descer a chamine com as prendas), mas o facto e que pintam as caras de um preto tao preto e os labios de um encarnado sangue, que o raio do rapaz fica mesmo com um aspecto tudo menos convidativo!
Ora confiram:


E estas fotos sao muito favorecedoras!

terça-feira, 27 de novembro de 2007

E ao fim de mais de um mes de espera

Ja tenho o meu brinquedo novo!

A musica agora vai comigo para todo o lado. Deixei de ser a unica pessoa que conhecia sem um ipod. Ingressei na modernidade musical...
Este foi um fim de semana calminho.

Jantar na 6a feira com amigos, jantar no sabado com um casal de expatriados da empresa acabadinhos de chegar a Amesterdao, ler, ver uns DVDs e namorar.

Ja fazia falta.

sexta-feira, 23 de novembro de 2007

que mae mais desnaturada...

Entao nao e que este blog fez UM ano de idade no passado dia 6 de Novembro e eu nao so nao festejei, como nem sequei me lembrei disso ate ha 5 minutos atras...

Pois, olha... agora so ha mais para o ano que vem! O que vale e que o outro so faz anos no dia 15 de Dezembro... pode ser que nao me esqueca.

Mas quem e que organiza estas coisas?!

Smashing Pumpkins vem tocar a Holanda!!

E no meio do meu contentamento e felicidade, ja a fazer planos e a antecipar o espectaculo (que assumi que fosse no Heinneken Music Hall) descubro que o bilhete nao so custa 40 euros (UI!!!!) mas como, desgraca das desgracas, nao e em Amesterdao, mas em Den Bosch!!!

Mas que raio de ideia peregrina e essa?!?!

Vao-me obrigar a ir a Den Bosch para um concerto?!?! Acho mal...

Nunca mais e fim de semana!

Depois do concerto de Cristina Branco (na 4a feira), ontem o C. fez anos e claro, a malta dos SEF (Sempre Em Festa), juntou-se para a celebracao!

Uns copos, uns jogos, musiquinha e muita conversa boa deu em que me deitei tardissimo... e hoje as 8h ja estava a trabalhar! O mundo cruel!!!!

Quero as 18h!!! JA!

quarta-feira, 21 de novembro de 2007

Cristina Branco

Hoje a noite, no Paradiso.



O som não está grande coisa, mas foi a única música Dele, cantado por ela, que encontrei no youtube.

Fui ver Cristina Branco no Paradiso... esperava um concerto de fado, mas enganei-me redondamente... guitarra portuguesa?! Nem ver... piano de cauda, contrabaixo, bateria, trompete e guitarra eléctrica, isso sim.

Ela lançou um álbum novo, intitulado "Abril", só com canções do José Afonso, e eu adoro José Afonso. E foi só isso que cantou, de princípio ao fim.

E eu rendi-me. Mais um a que ainda bem que fui!

segunda-feira, 19 de novembro de 2007

CONTROL


Ontem a noite, fui ver Control, que retrata a vida do vocalista e líder dos Joy Divison Ian Curtis, que morreu aos 23 anos, quando se enforcou.

O filme é baseado no livro “Touching From A Distance” escrito pela viúva de Ian, Deborah Curtis.

O filme aborda as várias lutas que Ian Curtis teve que travar durante o seu caminho para a fama, as suas relações amorosas conturbadas, uma adolescência problemática, a sua luta contra a epilepsia e a difícil escalada até ao topo da industria musical.

Apesar de ser um filme biografico, consegue mostrar, a preto e branco (literalmente) o estilo de vida daquela época, os sons, as cores, os sentimentos... tudo está presente sem lamechiches ou cliches, sem sentimentalismos ou deificação do cantor.

O elenco, apesar de não ter grandes estrelas, conta com Samantha Morton (do estraordinário In America), e Sam Rilley, que interpreta o papel de Ian Curtis, tem uma interpretacao belissima!!

Muito bom.

Ah, e verdade...

E ainda consegui ir cortar o cabelo (que ja me estava a deixar doida e sem paciencia), pagando um minimo historico de 31 euros (o que, em Amesterdao, e o equivalente a uma pechincha)!!!!


Nao, nada de tao dramatico!!! Era so para dar uma alegria ao meu pai durante 2 segundos...

E sabado a noite...

Fanfarre Ciocarlia




Os Fanfarre Ciocarlia sao um Grupo Romeno, que me transportam automaticamente para o ambiente folclorico e cigano dos filmes do Emir Kusturica! O concerto comecou cheio de energia e poder e assim continuou durante a primeira hora (altura em que, para mim, o concerto acabou em virtude de uma interrupcao tecnica forcada por uma quebra de tensao de uma pessoa no grupo).

Mesmo nao tendo visto tudo, tudo ate ao fim, valeu bem a pena!

Shopping spree

No sabado... de repente, apercebo-me que o Natal esta mesmo a porta e que eu, muito atipicamente, ainda nao comecei a tratar das prendas!

Lancei maos a obra e quase sem dar por ela, mais de metade das prendas estao compradas. Sem pressa, sem stress nem pressao. Perfeito!

E tudo na minha rua, comercio tradicional, com tudo embrulhadinho nas lojas.

quinta-feira, 15 de novembro de 2007

Semana gastronomica Holandesa

No meu local de trabalho...

A cantina aqui do trabalho, todos os dias desta semana, esta a preparar pratos / petiscos tipicamente Holandeses, que e sabido ser qualquer coisa de espectacular (por alguma razao a cozinha internacional varreu este pais de les a les mais depressa do que eles constroem diques).

Pois muito bem:

Na segunda-feira nao comi na cantina, por isso nao tenho opiniao...


Na terca-feira havia Zaansemosterdsoep (sopa de mostarda) e boerenkool com rookworst (um pure de couves e batatas com salsicha). Opiniao: A sopa de mostarda e intragavel e a papa com salsicha come-se.


Quarta-feira foi dia de sopa de queijo com cubos de bacon e de sandes de oude kaas (queijo muito curado). Opiniao: A sopa de queijo era enjoativa que nem se podia e a sandes de queijo tinha ca uma pujanca que apanhei uma queijite aguda!!


Hoje havia garnalensoep (sopa de camarao), sandes de arenque e poffertjes (umas mini-panquecas). Opiniao: A sopa de camarao era boa!!!!! Uma sopa que se come com prazer... A sandes de arenque nem lhe toquei e as poffertjes eram uma delicia!

Vamos ver como acaba a semana amanha (sim, infelizmente, amanha e dia de trabalho...)

Os meus dias...

Pela primeira vez, fui apanhada numa operacao stop em larga escala para condutores de bicicletas!

Um grupo de 10/15 policias, espalhados em varios locais num cruzamento movimentado, estavam a parar todas as binas para inspeccao.

Viram-me os pneus (isto soa mal, mas foi mesmo), as luzes dianteiras e traseiras e ainda me pediram identificacao. E obrigatorio andar-se com identificacao e a policia pode abordar qualquer pessoa na rua com esse proposito.

Claro, eu que ando Sempre, mas Sempre com identificacao... nao a tinha! Depois de bufar e resfolegar, o policia la me "deu por identificada" com o cartao do cinema (que tem nome e foto)...

Tinha na mala uma garrafa de jeropiga (ia a caminho de um magusto)... acho que a minha sorte foi o policia nao a ter visto, senao ainda me metia em trabalhos!

segunda-feira, 12 de novembro de 2007

Scones & Elfos

Para terminar em beleza o fim-de-semana, fui convidada a deixar a minha casa (que estava tao quentinha) e a enfrentar o frio e a chuva pela T., B. e R. para irmos a casa do C. comer um scones e ver um filme...

Acabamos por comer pao de azeitonas e queijo, pasta com vinho e finalmente scones com cha... enquanto acompanhavamos as aventuras do Frodo e da Irmandade do Anel.

Agora me apercebo que este foi um fim de semana de engorda!!! Mas muito bom!

Sabado, 10 de Novembro

Comecou com a tipica ida ao mercado, seguida de um cineminha (sim, ja sei que me estou a tornar aborrecida).



Desta vez, fui ver Lions for Lambs, realizado pelo Robert Redford (que tambem realizou o extraordinario "Horse Whisperer") e com o proprio num dos papeis principais, acompanhado da Merryl Streep e do Tom Cruise.

Mais um filme que recomendo.

Depois do cinema fui espreitar a Affordable Art Fair com o C., a R., a T. e o B. e apesar de termos tido pouco tempo no interior (ja chegamos um pouco em cima da hora de encerramento) ainda deu para ver algumas coisas bem giras. Por acaso vi mais fotos e esculturas que nao me importava nada de levar para casa do que quadros. E infelizmente, nada do que gostei custava 100 euros, por isso, vim de maos a abanar.

Finda a feira, e porque estavamos na vespera do S. Martinho, a R. tinha combinado um jantar em casa dela. Bacalhau com broa, jeropiga e moscatel, bolinhos e entradas apetitosas, muita companhia e uma noite em grande.

Casa Peru

Fui pela primeira vez experimentar um restaurante peruano, chamado, muito apropriadamente, CASA PERU.



Deixo aqui uma amostra da decoracao interior do restaurante, para abrir o apetite:






Fomos la jantar na 6a feira (precisamente nas primeiras mesas desta foto) e tenho de confessar que a comida, a companhia e o ambiente estavam muito bons!


O empregado que nos serviu estava um bocado baralhado com os pedidos e com o funcionar da maquineta que regista os pedidos, mas de resto, tudo impecavel.

A comida era saborosissima e o o bolo de chocolates, senhores... o bolo de chocolate... e a tarte de limao... e o pudim de ovos... ai as sobremesas...

E nao ficou caro, para os padroes locais. Sem entradas mas com 2 garrafas de vinho e sobremesas, ficou por 37 euros por pessoa!

Trade

Na quinta-feira fui ao cinema ver um filme sobre o qual nada tinha ouvido falar e que, francamente, nao me inspirava grande confianca (va-se la saber como funciona a psicologia destas coisas).
Era o unico filme que comecava as horas que eu queria e por isso decidi arriscar. E era do argumentista do filme "Motorcycle Diaries"...


Confesso que adorei. Acho que a imagem aqui colocada e auto-explicativa sobre o argumento... Se quiserem saber mais, podem ver aqui.





quarta-feira, 7 de novembro de 2007

Affordable Art Fair


Bonjour Blasé by Rah Crawford

Obras de arte a partir de 100 euros... uma feira de arte itinerante que ja circulou por Londres, Nova Iorque e Sydney.

De 8 a 11 de Novembro, na Westergasfabriek. Bilhetes a 12 euros. Parece-me um plano MUITO bom para este fim-de-semana. Vou definitivamente la espreitar.

terça-feira, 6 de novembro de 2007

Cinema

Ontem aproveitei o tempo disponivel para fazer uma sessao dupla de cinema! Que saudades ja tinha. A meio da tarde, enquanto o mundo trabalha, ter a sala de cinema em silencio e (quase) so para mim...


Sem pipocas e nachos, sem os barulhos de gente a sorver coca-cola como se nao houvesse amanha, sem conversas e comentadores (eu sei que tenho muito mau feitio no que diz respeito aos barulhos no cinema, mas que querem, e mais forte do que eu).


Fui ver o Atonement:

E recomendo vivamente. Do realizador da ultima versao de "Pride & Prejudice", que tambem tinha Keira Knightley no papel principal, nao tem nada a ver com este ultimo filme. Os primeiros 10 minutos sao muito enganadores sobre o filme. Comeca light, na decada de 30, numa area rural de Inglaterra e termina no presente, com uma realidade crua e sem sentimentalismos. Uma viagem e tanto... e gostei muito do James McAvoy (o actor que faz de medico no filme "O ultimo rei da Escocia").

Apos uma pausa para esticar as pernas e libertar a cabeca, lancei-me ao filme seguinte, Michael Clayton:

Nunca tinha ouvido falar deste filme, que se passa nos meandros do mundo da advocacia e das civil actions de milhoes de dolares (lembram-se da Erin Brokovich e do metal na agua que provocava doencas?!) e que retrata o papel das grandes sociedades de advogados e das grandes multinacionais e dos respectivos "handy men" que contratam para resolver problemas...

Nao sendo um filme extraordinario (nada disso), vale bem a ida ao cinema!

A noite dos museus (II)

Comecou com um lanche reforcado em casa da R. Varias pessoas foram chegando e trazendo umas bebidas para acompanhar os petiscos. Croquetes, rissois de bacalhau...

O bolo de chocolate com cobertura de chocolate e leite condensado estava um pedaco de ceu...

E depois la partimos nas binas (muito Dutch) em direccao ao Foam. Confesso que nao fiquei especialmente impressionada pelas fotos expostas, mas gostei bastante desta:

Da exposicao de Ryan McGinley - "Celebrating Life"

Apos a visita ao museu, lancamo-nos de novo nas binas em direccao ao Theatermuseum. O edificio do museu e lindissimo...

Mas a prometida "Battle of the Dances" deixou muito a desejar... na entrada do museu o aperitivo prometia (uma senhora numas vestes bastante peculiares) mas depois ficou uma sensacao de "saber a pouco". Ainda assim, valeu a visita!

De seguida, e apos uma paragem numa "tasca" de shoarmas, na qual se teve de comer na rua porque o dono queria fechar o estabelecimento, seguimos para o CS, o Stedelijk Museum. Fomos atraidos pela exposicao de Andy Warhol, mas acabamos por ver bastantes mais coisas. Foi o museu de que mais gostei. Ficamos mesmo ate ao final (as 02.00h) e depois decidi nao ir as after-hour parties que havia por perto... parecendo que nao, o pedalar de um lado para o outro e andar nos museus cansa.

E cheguei a casa com sensacao que as minhas pernas tinham sido passadas pela 1, 2,3....

sexta-feira, 2 de novembro de 2007

Museumnacht

De regresso, ainda nao totalmente recuperada, regresso as actividades em forca!

Amanha a noite. Todos os museus (e mais alguns outros espacos, como salas de espectaculos e teatros) estarao, excepcionalmente, abertos ate as 2.00 am, podendo-se, com um unico bilhete, visitar o que se quiser (e conseguir).

Mais detalhes aqui.

La estarei, claro!

Como fazer amigos em 2 passos (not):

1 - ficar num Hotel com uma insonorizacao pessima;
2 - passar a noite toda a tossir e a assoar.

Resultados garantidos!