A vida em Amesterdao



Nao o retalho da vida de um medico, mas o retalho da vida de uma portuguesa na terra dos diques, bicicletas, tulipas, moinhos, queijo... e sim, das drogas e do Red Light District tambem.


segunda-feira, 29 de outubro de 2007

Oh senhores...

E preciso ter azar... O tempo esta bom, o primeiro dia de trabalho correu bem e podia ir lancar-me em exploracoes nocturnas nesta cidade, mas claro que nao! Continuo doente, fechada no quarto para nao piorar, com uns programas de tv manhosos por companhia e tendo jantado as 18h... Havera coisa mais deprimente?!?!
Ah, e ja nao tenho nada para ler...

domingo, 28 de outubro de 2007

Ate já

Aqui vou eu, uma vez mais, uma semana para terras de S. Majestade.

A tradição

Ainda é o que era...

Lembrei-me hoje que, quando vim para cá, por causa da mudança e das correntes de ar, fiquei com anginas ao 2º dia...

Ontem fez um ano que cheguei.

Hoje estou com anginas...

Coincidência?!

Tempo de balanco

Faz hoje um ano que aqui cheguei.

O aeroporto, as bagagens, as duvidas e incertezas.

A ANSIEDADE.

A excitacao, a descoberta, o deslumbramento.

AS SAUDADES.

A adaptacao, a tranquilidade, as certezas e a calma que finalmente se volta a instalar.

Olho para tras e nao tenho arrependimentos... e apesar de continuar sem saber para onde vou, sei que continuo a caminho e estou mais perto este ano do que ha um ano atras.


E isso faz-me feliz...

quinta-feira, 25 de outubro de 2007

Os meus mecanicos

Sao, de certeza, os mais queridos de Amesterdao.

Para alem de baratos, simpaticos e profissionais, estao sempre dispostos a dar uma ajuda extra que faz toda a diferenca....Desde emprestarem bicicletas de substituicao por umas horas a fazerem servicos pelos quais nao cobram, ja tive de tudo.

E porque a qualidade merece publicidade, a oficina, que tambem tambem aluga bicicletas, fica na Damrak, no Edificio da Beurs van Berlage, quase na Beursplein.

terça-feira, 23 de outubro de 2007

O frio

E porque nem tudo são rosas... hoje a temperatura máxima em Amesterdão foi de 5º!!!! Agora estão uns meros 2º... Tá cá um frio!!!!

Mais musica para os meus ouvidos

Ontem à noite, no Heineken Music Hall





Amy Winehouse

Não se lhes pode dar corda...

Claro que depois dos 5 kms a correr, a malta ficou toda excitada... e agora estão cheios de ideias!!!

Podiam querer, na próxima corrida, fazer 8 kms...

Ou até 10 kms...

Vá, pronto, 12 kms!!!

Mas não, nada disso! O objectivo agora é o de fazer a MEIA-MARATONA de Roterdão em Abril!!!!! Meia-maratona?!?!?!?!??!?! 21 KMS?!?!??!

They are out of their minds, continuo na minha...

A corrida

Domingo de manha, 11.15h, sinal de partida para a corrida... 34 minutes depois, mais morta que viva, Tuxa atravessa a linha da meta!

Um agradecimento aos companheiros de corrida, o B. e a R. sem os quais nao tinha aguentado. (Se bem que foi culpa deles eu estar tao morta, dado que impuseram uma passada bem mais rapida do que aquilo a que estou habituada).

Muito bom!!


Adenda: o resultado oficial recebido por email!

Uitslag ING Amsterdam Marathon 2007

Naam Tuxa (estava o nome real, mas Tuxa tambem serve)
Netto tijd 34:05
Bruto tijd 34:16
Snelheid 8,802 km/uur
Afstand Echo 5 kilometer
Plaats 565

um honroso 565º lugar. Não é bem o pódio, mas é o que se arranja!

terça-feira, 16 de outubro de 2007

música para os meus ouvidos...

Amanha, 5ª feira, dia 18 de Outubro...



Nouvelle Vague

segunda-feira, 15 de outubro de 2007

Este foi um fim-de-semana bem produtivo. E cheio de sol como ha muito nao se via!

Sabado: aulas de Holandes, ida ao mercado (comprar flores, uma nova campainha e uns "alforges" para a lagartixa), beber cafe com um amigo num cafe por ele ja muito gabado e que nao gorou as expectativas (nem o cafe, nem a companhia), jantar com mais amigos, copos e danca com ainda mais amigos....

Domingo: dormir ate tarde e depois de almoco descobrir uma nova e maravilhosa utilidade para o colchao tripartido das visitas.... colocado no chao ao pe da cozinha virado para a varanda, apanha-se um solinho ma-ra-vi-lho-so!! Dormir e ganhar uma corzita ao mesmo tempo e nao fazer mais nada que nao seja preguicar, molengar e relaxar a mente e o corpo. E deixar as horas escoarem-se lentamente... perdi um piquenique no bosque, mas ontem esteve-se tao bem em casa que nao tenho arrependimentos...

De volta ao trabalho, sinto-me revigorada!

terça-feira, 9 de outubro de 2007

Dia 21 de Outubro

E o dia em que vai ocorrer mais uma edicao da Maratona de Amesterdao, na qual eu vou participar!!!



Bem, na verdade nao vou fazer a maratona...

E tambem nao vou fazer a meia-maratona (ainda sao 21 kms...)

Vou fazer 5 kms, que nao custa nada e sempre e uma forma diferente de passar o domingo de manha...


A Raquel (uma portuguesa que por ca vive) foi uma querida e organizou tudo e inscreveu todos os que se mostraram interessados, por isso nao havia desculpa nenhuma para nao participar!

quinta-feira, 4 de outubro de 2007

Compras (II)

Vim armada de maquina fotografica para o emprego para apanhar a enchente em frente do Bijenkorf, mas um atraso matinal de 5 mns gorou os meus objectivos...

Ha pouco, hora de almoco, decidi ir la dar um salto para ver se tinham portateis a venda (o meu portatil ja era) e pensei que ia ser comida viva... gente, gente, gente que pareciam formigas, empurravam e furavam sem do nem piedade como se nao houvesse amanha.

Agarrei-me firmemente as escadas rolantes para chegar ao andar com material informatico, constatei que nao havia nada (so vendem Mac) e nao me atrevi a desviar-me mais de 50 cms das escadas com medo de ser engolida pela multidao...

Eu ja tenho pouca paciencia para compras, detesto multidoes e confusao, o consumismo descontrolado (apenas porque ha saldos, tem se comprar e comprar)... fiquei doente!

E que NUNCA mais me apanham la dentro nestes dias...

Foto retirada daqui.

quarta-feira, 3 de outubro de 2007

Compras

Nem parece coisa de mulher... lembrei-me hoje que estou a viver aqui ha quase um ano e nao tenho um unico post sobre esse tema tao querido e caro (literalmente) as mulheres, as compras!

Dado a proximidade dos 3 dias loucos, ou melhor, os 3 Dwaze Dagen no Bijenkorf (o equivalente ao El Corte Ingles), durante o qual, aparentemente, se instala o total caos no interior e exterior, lembrei-me de deixar aqui umas informacoes quanto a compras por ca.

Pois muito bem, para a malta "remediada" que nao tem dinheiro para lojas de designers famosos, a rua a visitar e a Kalverstraat (a Rua Augusta de ca) e a Nieuwendijk que no fundo, sao apenas uma rua que e entrecortada pela Dam, a praca principal de Amesterdao. A rua fica a 5 minutos da Centraal Station e tem todas as marcas "franchisadas" internacionais e nacionais.

Para quem tem muito dinheiro para gastar, a zona a visitar fica perto da Museumplein e do Vondelpark. O nome a fixar e P.C.Hooftstraat, a Rodeo Drive de Amesterdao. Alias, o site dessa rua fala por si mesmo...

Para quem gosta mais de boutiques unicas e lojinhas de bairro, com pecas individuais e alternativas, entao ha que esquadrinhar com tempo o Jordaan, um dos bairros mais antigos e tipicos de Amesterdao.

Fica o guia de compras entregue; para mais pedidos, e so usar a caixinha de comentarios...

terça-feira, 2 de outubro de 2007

2o Lugar

A seguir a Austria, a Holanda e o pais da Europa com melhores cuidados de saude... ainda ha dois dias escrevi um email a alguem interessado sobre a qualidade da rede social aqui e agora a isso acresce a confirmacao de que tambem os cuidados de saude sao invejaveis.

Para quem tiver curiosidade em ler o relatorio todo, aqui fica o link:

http://www.healthpowerhouse.com/media/Rapport_EHCI_2007.pdf

PS: so por curiosidade, Portugal ocupa o 19 lugar, entre 29 Paises analisados

segunda-feira, 1 de outubro de 2007

regresso ao ginasio (parte 49, talvez...)

Acabado o Verao, e o (pouco) bom-tempo, esta na altura de voltar ao ginasio.

Correr ja me custa estando bom tempo, auto-flagelacao com corridas a chuva e que nao!!! Hoje vou em busca de ginasio, amanha comeco....