A vida em Amesterdao



Nao o retalho da vida de um medico, mas o retalho da vida de uma portuguesa na terra dos diques, bicicletas, tulipas, moinhos, queijo... e sim, das drogas e do Red Light District tambem.


terça-feira, 31 de julho de 2007

Back to reality

E pronto, os papis ja prosseguiram viagem (regressam a Amesterdao daqui a 10 dias) e eu regressei a vida normal.

Entretanto, levei-os a uma discoteca perto de casa. Acho que nao davam um pezito de danca ha alguns anos, por isso foi engracado! Deviam estar cansaditos da viagem mas nao se "queixaram"!! Ficamos por la um bocado, mas a musica tambem nao estava grande coisa por isso nao estendemos a noitada ate muito tarde...

Pena que o tempo nao tenha estado melhor e que eu ontem a noite tivesse compromissos no trabalho que me retiveram ate bastante tarde, mas ja deu para matar algumas saudades e por a conversa em dia!

sexta-feira, 27 de julho de 2007

Papis

Amanha!

Os meus papis vem de ferias amanha, chegam pelo meio da tarde e mal sabem eles o que tem reservado logo para o primeiro dia...

Nao venham cheios de energia, nao...

quinta-feira, 26 de julho de 2007

Gay Pride parade

Aqui mesmo, no fim-de-semana de 3-5 de Agosto, caso alguem esteja em interessado em vir ate ca assistir!

Confesso que nao sou adepta destas "parades" gay. Mas sendo heterossexual e nunca tendo tido nenhuma restricao a minha sexualidade, tambem nao tenho muito conhecimento de causa para criticar... Honestamente, nao ligo puto a isso, homossexuais ou heterossxuais podem dar maos, beijar-se em publico, abracar-se, o que quiserem que para mim e igual ao litro. Para mim, e um "non-issue".

Simplesmente nao sou grande fa de comportamentos exibicionistas, sejam eles de quem for... compreendo o porque da existencia destes desfiles, mas passando-me relativamente ao lado.... nao gosto particularmente por achar que muitas vezes prejudicam mais a causa e a luta do que a favorecem...

Acho que a tolerancia e o respeito sao o ponto de toque neste e noutros assuntos essenciais, como o racismo, intolerancia religiosa, ou outras... todos devem ser combatidos.

Provavelmente irei espreitar o desfile por curiosidade, nao como se espreita um animal exotico ou uma raridade, mas como uma pura manifestacao cultural.

Toda a informacao sobre a Gay Pride Parade no site oficial: http://www.amsterdamgaypride.nl/amsterdam/

quarta-feira, 25 de julho de 2007

Bouwvak

Mais uma curiosidade Holandesa...

Os empregados de areas afectas a construcao civil (pedreiros, canalizadores, electricistas, marceneiros, etc, etc...) aqui, tem ferias sempre na mesma altura do ano e sempre todos ao mesmo tempo. 3 semanas seguidas em que apanham parte de Julho e parte de Agosto. Chama-se o Bouwvak. Segundo percebi, serve para que todos os servicos funcionem perfeitamente o resto do ano, toda a gente esta disponivel e nao se atrasam projectos por ferias de pessoal. No entanto, durante estas 3 semanas, tudo para, nao ha servicos destes para ninguem!

Claro que descobri isto da melhor maneira possivel, claro esta... precisei de um!!! A nao ser que seja uma emergencia e que eu esteja disposta a pagar por isso... canalizador... so daqui a 2 semanas!

Perfeito!

sábado, 21 de julho de 2007

Mau mau, Maria...

E não é que o meia-laranja já se anda a fazer ao piso da minha Lagartixa?!?!? Porque anda bem, é gira e tal...

Estou tramada!

Vá lá...

Ao fim de 3 meses sem ter aulas de Holandês, hoje lá fui, a medo, para uma sessão de 3 horas(achei que uma hora por cada mês de atraso era o mínimo)!!!

Estava preparada para levar um raspanete, me ter esquecido de imensa coisa e ter de voltar atrás no programa.

Afinal, parece que evoluí imenso (?!?!?), a professora estava toda contente comigo porque não tinha preguiçado e ao fim de 10 minutos de revisão já estava a aprender matéria nova!

Eu sinto que cada vez percebo melhor esta língua de trapos, apesar de o meu nível de confiança para falar ainda ser muito reduzido, mas sinceramente, esperava ao fim de quase 9 meses a viver aqui já conseguisse mais, estivesse melhor, e já me atrevesse a falar em Holandês sem ser com desconhecidos.

Não desaprendi, não perdi tempo nestes meses em que não tive aulas... vá lá, podia ser pior!

quarta-feira, 18 de julho de 2007

Problema

Agora que o bom tempo la se decidiu a aparecer, surge um problema novo... como e que ando de bicicleta e saia?!?!?

Eu vejo-as passar em cima dos selins, formosas e seguras, com vestidos e saias esvoacantes, como se nao fosse nada. Convencida que nao haveria truque de maior, decidi hoje fazer o mesmo... E vim o caminho todo com uma mao no guiador e com outra na saia, que estava com vontade de se transformar em cachecol!!!

Ora, numa bicicleta em que os travoes ja nao sao grande coisa, se so fico com uma mao livre, arrisco-me a rapidamente descobrir o sabor do alcatrao.

De modo que:
Ou dou reforma as saias quando ando de bicicleta,
Ou continuo a arriscar a minha integridade fisica,
Ou, finalmente, assumo o risco de a saia me trair e arrisco-me a tramatizar esta malta, mal habituada que esta com as loiras de 1,85 e com figura de modelito!!!

Lamentavelmente, creio que as saias vao voltar ao roupeiro... tenho muito amor ao meu corpito e horror a ideia de me espatifar no alcatrao e ainda nao atingi um estado de elevacao espiritual de tal modo transcendente que me permita andar na rua de cuequita a mostra como se nao fosse nada...

segunda-feira, 16 de julho de 2007

Finalmente

Parece que o sol se decidiu a dar o ar de sua graca pela Tulipalandia!!!! Sera que e esta semana que vou usar pela primeira vez uma saia de Verao?!

sexta-feira, 13 de julho de 2007

Jantar a Portuguesa

Ontem tive uma colega de trabalho e amiga (Holandesa de gema) a jantar la em casa e decidi fazer um prato portugues: bacalhau a minha sogra. E uma variante de bacalhau no forno que o meia-laranja adora e lhe esta sempre a pedir para fazer. Como eu tambem gosto muito e e relativamente simples de preparar, lancei-me a cozinha sem receita nem nada... foi um salto de fe sobre o forno!
Ela nunca tinha experimentado comer bacalhau salgado (depois de demolhado, obviamente), apenas tinha provado bacalhau fresco. Pois muito bem, ficou fa quer do sabor do bacalhau, quer do prato em si... sogrita, esta aprovado!

Nao tirei foto ao tabuleiro (que estava com um aspecto absolutamente delicioso), mas deixo aqui uma retirada da Internet para agucar o apetite.


quinta-feira, 5 de julho de 2007

Até já!

Volto na proxima 3a feira...

quarta-feira, 4 de julho de 2007

O jantar foi óptimo e o tempo foi amigo! Parou de chover mesmo à hora do concerto!! E mesmo sem ver nada, só ouvindo, valeu bem a pena o ter lá ido.

Agora me apercebo que já são quase 23.30h e que ainda tenho uma mala de fim de semana para fazer, mas enfim... o descanso está quase à porta!

Jantar e Concerto

Jantar com uma amiga la em casa e depois Scissor Sisters no Westerpark... isto claro, se o tempo der treguas e parar de chover!!!!

Musica, musica, musica...

terça-feira, 3 de julho de 2007

Resumo

do concerto de Orishas:

MUITO, MUITO BOM!

Duas horas de pura energia, danca e ritmo! Tocaram todas as musicas que eu queria ouvir, o ambiente estava ao rubro e o som estava muito bom!

Levei comigo uma amiga que nao conhecia Orishas de todo e que nao percebe absolutamente nada de Castelhano e, a meio do concerto, la andava ela tambem de bracos no ar e a dancar! Foi contagiante...

Claro que hoje estou um bocadito para o cansada, que isto de ir a um concerto a 2a feira e um bocado violento...

segunda-feira, 2 de julho de 2007

Orishas

Hoje a noite na Melkweg!

Nao sou grande fa de musica latina, confesso... mas simplesmente adoro Orishas e nunca tinha tido a oportunidade de os ver ao vivo! Dado que eles vao estar a tocar a menos de 5 kms de minha casa, ate pareceria mal se nao fosse!

Esta e uma semana repleta de musica e concertos... eu avisei uns posts abaixo que me preparava para dar musica. E ainda nao acabou...